Por onde anda Edmílson?
Hoje no por onde anda vamos falar do José Edmílson Gomes de Moraes, mais conhecido como o volante Edmílson no mundo futebolístico.
O ex-volante, natural de Taquaritinga, do estado de São Paulo, nasceu no dia 10 de Julho de 1976 e teve uma carreira vitoriosa sendo destaque por vários clubes que passou e também com a camisa da Seleção Brasileira.
Em 2012, anunciou pendurou as suas chuteiras e fixou residência na cidade de Santana do Parnaíba, na região da grande São Paulo.
O ex-jogador continua no comando de sua Fundação Edmílson , criada em 2005 que tem o objetivo de desenvolver as crianças. A fundação é uma entidade sem fins lucrativos, que tem a missão de fornecer um ambiente onde as crianças carentes possam desenvolver-se socialmente e intelectualmente.
Carreira Edmílson
O ex-volante da Seleção Brasileira iniciou carreira no XV de Jaú, equipe onde foi campeão da Série A2 do Campeonato Paulista, em 1995.
São Paulo
Na sequência logo encantou os olhos dos grandes equipes e foi contratado pelo Tricolor Paulista. No São Paulo, o ex-jogador conquistou dois Campeonatos Paulista (1998 e 2000), uma Supercopa Libertadores (1993), uma Copa Conmebol (em 1994) e duas Recopas Sul-Americanas (1993 e 1994).
Lyon
Em 2000 se transferiu para o Olympique de Lyon, da França e conquistou o Campeonato Francês na primeira temporada em que o disputou, em 2001-2002, e ficou na história do clube, pois era o primeiro título nacional.
Na sequência, ele ganhou mais dois campeonatos franceses 2002-2003 e 2003-2004, dois títulos da Liga Francesa e três Supercopas da França.
Barcelona
Seu sucesso no Lyon, chamou a atenção do poderoso Barcelona, da Espanha. Foi contrato pela equipe catalão em 2004 e não fez feio. No Barcelona Edmílson ganhou o Campeonato Espanhol, mesmo disputando apenas seis partidas devido a uma lesão, que o manteve por meses fora dos gramados ainda quando atuava pelo Lyon.
No equipe catalão, o ex-volante conquistou uma Liga dos Campeões da Europa, duas Ligas Espanholas, uma Supercopa da Espanha e uma Copa da Catalunha. Em 2008, o ex-jogador transferiu-se para o Villarreal, da Espanha.
Seleção Brasileira
Na Seleção Brasileira, Edmílson conquistou a Copa do Mundo da Coréia e Japão em 2002. Fez um golaço, um voleio meio bicicleta contra a Costa Rica, pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2002.
Em 2006, quando o ex-volante treinava com a equipe do Brasil para a disputa da Copa do Mundo da Alemanha, sentiu uma forte dor no joelho, a lesão foi constatada e ele acabou sendo cortado, há poucos dias da estreia.
Palmeiras
Em 2009, Edmílson foi transferiu-se para o Palmeiras, onde fez um contrato de dois anos, mas 2010, rescindiu o contrato com o Alviverde devido a direitos de imagens atrasados. O ex-volante aproveitou o mercado aberto em janeiro e se transferiu para o Real Zaragoza, da Espanha.
Após uma passagem pelo Zaragoza, o atleta assinou com o Ceará, para a disputa do Campeonato Brasileiro. E por fim início de 2012, pendurou as suas chuteiras e foi morar na cidade de Santana do Parnaíba, na região da grande São Paulo.
Por onde anda Edmílson?
Em 2020, o pentacampeão Edmílson criou uma equipe, e virou dirigente com a intenção de formar jogadores para grandes clubes.
Edmílson é o Presidente do Futebol Clube Ska Brasil, equipe que tem a sua sede em Santana de Parnaíba. O clube foi criado em 13 de junho de 2019 e tem como principal objetivo de formar novos jogadores para as grandes equipes do futebol brasileiro e internacional.
Quem lembra desse golaço do Edmilson da Copa de 2002? bons tempos!