Por onde anda Luisão? Ex-zagueiro da Seleção
Ânderson Luís da Silva, carinhosamente conhecido como Luisão, é um lendário zagueiro ex-jogador de futebol brasileiro. Revelado pelo Cruzeiro, defendeu a seleção brasileira entre 2001 e 2011 e, se tornou um ícone do Benfica, clube onde atuou por 15 temporadas e conquistou 16 títulos.
Cruzeiro – Um Começo Prometedor
Nascido em Amparo, São Paulo, em 13 de fevereiro de 1981, Luisão iniciou sua carreira no futebol no Juventus-SP, em 1999. Em abril de 2000, ingressou no Cruzeiro, permanecendo no clube até 2003. Na temporada de 2002, foi o segundo maior artilheiro da equipe, marcando oito gols. Durante sua passagem pela Raposa, Luisão se consagrou como um dos maiores zagueiros na história do clube, contribuindo para a conquista de títulos memoráveis, como o Campeonato Brasileiro de 2003 e as Copas do Brasil de 2000 e 2003.
Luisão no Benfica – Mudança para a Europa
Em 2003, Luisão se transferiu para o Benfica, onde rapidamente se tornou um dos principais jogadores da equipe. Ele conquistou seis títulos da Primeira Liga, cinco Taças de Portugal, duas Supertaças Cândido de Oliveira, uma Liga Europa e uma Liga dos Campeões da UEFA.
Luisão era conhecido por sua força, liderança e capacidade de marcar gols. Ele foi o artilheiro do Benfica na Liga Europa de 2013-14, com sete gols.
Luisão Seleção Brasileira
Além de sua carreira no Benfica, Luisão também representou a Seleção Brasileira em 27 partidas. Ele foi convocado para a Copa do Mundo de 2006.
O ex-zagueiro estreou pela Seleção Brasileira em 23 de julho de 2001, contra Honduras, nas quartas de final da Copa América de 2001. Na Copa América de 2004, onde conquistou seu primeiro título pela seleção e marcou seu primeiro gol pelo time nacional.
Em 2005, Luisão foi convocado para a Copa das Confederações FIFA, na Alemanha. Contudo, não teve oportunidades sob o comando de Carlos Alberto Parreira e não participou de nenhum jogo. Luisão também participou do elenco da Copa do Mundo FIFA de 2006.
Em 2009, Luisão foi campeão da Copa das Confederações FIFA. O zagueiro jogou em quatro dos cinco jogos do Brasil na competição, incluindo a vitória por 1 a 0 sobre a África do Sul nas semifinais e a vitória por 3 a 2 contra os Estados Unidos na final.
Luisão também foi convocado para a Copa do Mundo FIFA de 2010, realizada na África do Sul. O jogador ficou no banco e não teve oportunidade de jogar na competição, ficando como reserva de Lúcio e Juan.
Uma Carreira Definida pela Dedicação
Luisão participou de 538 jogos, dos quais 337 foram pelo Campeonato Português, 69 pela Liga dos Campeões, 58 pela Liga Europa, 44 pela Taça de Portugal, 24 pela Taça da Liga e seis pela Supertaça de Portugal. Como capitão do Benfica durante anos (com um total de 414 jogos como Capitão do time, outro recorde no clube).
Luisão tornou-se familiarizado com a conquista de troféus. Ao longo de 15 anos, foram conquistados 20 títulos, desde a Taça de Portugal na temporada 2003/2004 até a última Supertaça em 2017.
A sua lista de títulos inclui seis do Campeonato Português, sete Taças da Liga, três Taças de Portugal e quatro Supertaças. Durante 15 anos, foram conquistados 20 títulos, desde a Taça de Portugal na temporada 2003/2004 até à última Supertaça em 2017.
Luisão Hoje – Por onde anda? Vida Depois do Futebol
Após se aposentar em 2018, Luisão abraçou um novo capítulo em sua vida ao assumir o papel de embaixador internacional do Benfica, onde detém o recorde de mais títulos (20) e é o segundo jogador com mais partidas (538) na história. Ele continua a trabalhar no clube e é considerado um dos maiores jogadores da história do Benfica.
O impacto de Luisão no futebol vai muito além de suas conquistas dentro de campo. Sua humildade, dedicação e paixão pelo jogo inspiraram inúmeros jovens atletas, tornando-o um verdadeiro ícone do esporte. Ele é um lembrete de que, com muito trabalho, perseverança e um toque de magia, os sonhos podem, de fato, se tornar realidade.
O que achou do artigo? Explore nossa seção Por Onde Andam os ex-jogadores da Seleção Brasileira