Maio 19, 2024

Morre, aos 92 anos, Mário Jorge Lobo Zagallo

Morre-Mário-Jorge-Lobo-Zagallo

Zagallo, lenda do futebol brasileiro, morreu nesta sexta-feira (5) aos 92 anos no Rio de Janeiro.

Faleceu nesta sexta-feira (5) aos 92 anos, no Rio de Janeiro, Mário Jorge Lobo Zagallo, o icônico jogador do futebol brasileiro e único tetracampeão mundial. A notícia foi confirmada pela assessoria do ex-jogador através de uma rede social. A causa do falecimento ainda não foi divulgada.

Em seu perfil foi escrita a nota de pesar “É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo.Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas. Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa

Ele estava internado em um hospital particular na zona oeste do Rio de Janeiro por 11 dias.

História e carreira de Mário Jorge Lobo Zagallo

Nascido em Maceió, Alagoas, em 9 de agosto de 1931, iniciou sua carreira no Flamengo em 1952, conquistando títulos no Rubro-negro e posteriormente se destacando no Botafogo ao lado de Garrincha.

Com uma carreira brilhante como jogador e treinador, Zagallo é o único futebolista a ter conquistado a Copa do Mundo como jogador em três edições diferentes, em 1958, 1962 e 1970, e como treinador em 1970.

Zagallo nasceu em Maceió, Alagoas, em 9 de agosto de 1931. Iniciou sua carreira no futebol profissional no ano de 1952, no Flamengo. No Rubro-negro, conquistou o Campeonato Carioca de 1953 e 1954. Em 1958, foi transferido para o Botafogo, onde formou uma dupla histórica com Garrincha e conquistou o Campeonato Carioca de 1961 e 1962, além do Torneio Rio-São Paulo de 1962.

Seleção Brasileira

Sua carreira na Seleção Brasileira começou em 1958, na Copa do Mundo da Suécia. Zagallo foi um dos principais jogadores da equipe que conquistou o primeiro título mundial do Brasil, marcando um gol na final contra a Suécia.

Em 1962, Zagallo repetiu o sucesso com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Chile. A equipe verde e amarela conquistou o bicampeonato mundial, com Zagallo sendo novamente um dos pilares da equipe.

Carreira de treinador

Após se aposentar como jogador em 1970, Zagallo iniciou sua carreira como treinador. Em 1970, foi convocado para comandar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do México. Zagallo liderou a equipe à conquista do terceiro título mundial do Brasil, com um futebol ofensivo e envolvente.

Zagallo ainda foi treinador da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1994 e 1998. Em 1994, como auxiliar técnico de Carlos Alberto Parreira, Zagallo conquistou o quarto título mundial do Brasil, sendo a primeira pessoa a conquistar a Copa do Mundo como jogador, treinador e auxiliar técnico.

Personalidade e frases marcantes

Zagallo era conhecido por sua personalidade extrovertida e pelas frases marcantes que costumava proferir. Em 1997, ao vencer a Copa América, Zagallo disparou um de suas frases mais marcadas, em ataque aos críticos da seleção: “Vocês vão ter que me engolir”.

As brincadeiras com o número 13 eram rotineiras. Quando tinha a oportunidade de citar uma frase com 13 letras, não perdia a chance.

“Brasil campeão tem 13 letras, e Argentina vice também”, disse ao vencer nos pênaltis os rivais na final da Copa América de 2004.

Veja a lista dos jogadores e treinadores de futebol brasileiros que morreram em 2023