Por onde anda César Sampaio?
Hoje vamos falar sobre Carlos César Sampaio Campos, mais conhecido como César Sampaio, um ex-meio-campista da Seleção Brasileira, Santos e Palmeiras. Sampaio iniciou sua na equipe do Santos em 1986. Além de jogador, Sampaio também atuou como comentarista, diretor de futebol e como auxiliar técnico da Seleção Brasileira.
César Sampaio nasceu em 31 de março de 1968 em Londrina, Paraná. Ele começou sua carreira no futebol no Santos Futebol Clube, em 1986, antes de se transferir para o Palmeiras onde fez muito sucesso. Ele também jogou pelo Yokohama Marinos no Japão de 1995 a 1998 antes de retornar ao Brasil para jogar novamente pelo Palmeiras, onde ganhou vários títulos, incluindo a Copa Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro.
Em 2000, César Sampaio se mudou para a Europa, jogando pelo Deportivo La Coruña na Espanha, onde ficou por duas temporadas. Ele também jogou pelo Corinthians em 2001 fazendo apendas 9 partidas pelo clube.
Depois de deixar o Corinthians, Cesar Sampaio jogou pelo Kashiwa Reysol em 2002, participando de 32 jogos e marcando 3 gols. Ainda na liga japonesa, Sampaio atuou em 61 jogos pelo Sanfrecce Hiroshima antes de retornar ao São Paulo em 2004 e jogar com a camisa tricolor por 27 vezes.
César Sampaio na Seleção Brasileira
César Sampaio também foi um jogador regular da seleção brasileira de futebol, jogando em várias competições importantes. Ele jogou na Copa do Mundo de 1994, onde o Brasil foi campeão, e na Copa do Mundo de 1998. Ele também jogou na Copa América de 1993 e 1995, ajudando o Brasil a ganhar ambos os torneios.
César Sampaio pós-carreira e o que faz atualmente
Após encerrar sua carreira como jogador em 23 de dezembro de 2004, César Sampaio atuou como diretor da Empresa CSR Marketing Esportivo de 1999 a 2002. Ele formou a equipe do Guaratinguetá E.C. no Vale do Paraíba em São Paulo e trabalhou como Gestor de 1999 a 2001. Também como Co-Gestor, ainda pela CSR, trabalhou na administração do Figueirense F.C. em Florianópolis, Santa Catarina, em 2002. Em 2005, completou o curso de Gestão do Esporte na Faculdade Trevisan. Sampaio trabalhou como comentarista na rádio Jovem Pan AM em 2007.
Em 2008, assumiu a gerência de futebol do Rio Claro, time do interior paulista. No ano seguinte, Sampaio, Luís Fernando Abichabki e Eduardo Amorim abriram uma empresa que revela e negocia jogadores. César Sampaio é formado em gestão esportiva.
Em 4 de novembro de 2011, o vice-presidente de futebol Roberto Frizzo confirmou que o ex-volante seria o diretor de futebol remunerado da Sociedade Esportiva Palmeiras.
Na temporada seguinte à sua chegada, o Palmeiras conquistou seu segundo título da Copa do Brasil, garantindo uma vaga para a Copa Libertadores de 2013. No dia 18 de novembro do mesmo ano, somando 9 vitórias, 7 empates e 20 derrotas no Campeonato.
Em 2019, Juninho Paulista, o coordenador da seleção principal, anunciou que César Sampaio seria o novo auxiliar da comissão técnica de Tite.