Seleção brasileira empata com Equador em Quito
A seleção brasileira empatou com o Equador em 1×1 em um jogo conturbado onde a seleção comandada pelo técnico Tite não conseguiu demonstrar um futebol bonito e o árbitro colombiano Wilmar Roldán foi o protagonista da partida. O colombiano alterou suas decisões por quatro vezes pelo VAR no jogo.
Primeiro tempo
O Brasil começou bem o jogo com o volante Casemiro marcando aos 5 minutos do primeiro tempo. Após rebatida da defesa, Coutinho cruzou pela esquerda na área e Matheus Cunha tentou cabeceio. A bola tocou na zaga equatoriana e sobrou para Casemiro livre concluir para o fundo da rede!
O jogo contou com expulsões para os dois lados, começando pela expulsão do Goleiro Domínguez do Equador aos 13 minutos do primeiro tempo, que atingiu o pescoço de Matheus Cunha em uma disputa de bola na entrada fora da área, mas muito perto da linha.
Emerson que havia levado cartão amarelo com 1 minuto de jogo em jogada aonde deixou o braço no rosto do adversário, foi expulso aos 19 minutos após atingir Estrada em dividida e recebeu o segundo cartão amarelo.
Aos 25 minutos do primeiro tempo teve jogada polemica com VAR, o goleiro brasileiro Alisson, que joga no Liverpool saiu para fazer cortar a bola na entrada da área e após tocar na bola atingiu o rosto de Enner Valencia. Ao ver o lance inicialmente o Árbitro aplicou cartão vermelho. Mas na sequência após verificar o VAR, voltou atrás e mostrou o amarelo para Alisson.
Segundo tempo
Aos 3 minutos do segundo tempo, após cruzamento pela direita, Estupiñán chegou do outro lado e cruzou. O lateral direito brasileiro Daniel Alves atrapalhou Alisson e a bola sobrou para Estrada, que balançou a rede. A arbitragem, no entanto, marcou a saída de bola pela linha de fundo no lance.
Aos 9 minutos a partida teve outro lance que teve consulta do VAR, Estupiñán driblou Daniel Alves na área e caiu após tentar passar por Raphinha. Inicialmente o arbitro assinalou penalidade máxima, porem novamente depois de revisar o lance, Wilmar Roldán desmarcou a penalidade.
O empate do Equador veio aos 29 minutos, após cobrança de escanteio. O jogador equatoriano Félix Torres sobiu junto com o volante brasileiro Casemiro e conseguiu cabecear primeiro para o fundo da rede. Alisson ainda tocou na bola, mas não o suficiente para evitar o gol do Equador.
A seleção do Equador continuou colocando pressão para cima do Brasil, e nos acréscimos aos 51 minutos do segundo tempo Árbitro voltou atrás novamente após revisão do VAR em lance polemico com o goleiro Alisson, ele cancelou uma penalidade que havia marcado quando o goleiro saiu socando a bola em disputa com o Atacante Equatoriano.
Com o empate, a seleção do Brasil continua em primeiro lugar liderando o grupo com 36 pontos em 14 jogos, enquanto a seleção do Equador vai para 24 pontos e fica no terceiro lugar do grupo. O próximo jogo do Brasil e contra a seleção do Paraguai, no dia primeiro de fevereiro, no estádio Minerão, em Belo Horizonte.
FICHA TÉCNICA
EQUADOR 1 X 1 BRASIL
Local: Estádio Casa Blanca, em Quito (Equador)
Data: 27 de janeiro de 2022, quinta-feira
Hora: 18h (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Alexander Guzman (COL) e Jhon León (COL)
VAR: Leodan Conzalez (URU)
Cartões amarelos: Enner Valencia, Moisés Caicedo (Equador); Emerson, Alisson, Raphinha (Brasil)
Cartões vermelhos: Domínguez (Equador); Emerson (Brasil)
GOLS: Félix Torres, aos 30 do 2ºT (Equador); Casemiro, aos 5 do 1ºT (Brasil)
EQUADOR: Alexander Domínguez, Ángelo Preciado (Romario Caicedo), Félix Torres, Piero Hincapié e Pervis Estupiñán; Franco (Galíndez), Carlos Gruezo (Ayrton Preciado) e Moisés Caicedo (Méndez); Énner Valencia, Michael Estrada (Cacelén) e Plata.
Técnico: Gustavo Alfaro