Uruguai 2 x 0 Brasil – Jogo teve quebra tabu e primeira derrota de Fernando Diniz

A seleção brasileira não encontrou seu futebol nas Eliminatórias da Copa nesta quinta-feira. O Brasil teve um desempenho abaixo do esperado e sofreu uma derrota por 2 a 0 diante do Uruguai no Estádio Centenário de Montevidéu. Essa foi a primeira derrota sob o comando de Fernando Diniz. O resultado encerrou um tabu de 22 anos sem vitórias do Uruguai sobre os brasileiros. Darwin Núñez abriu o placar no primeiro tempo, pouco antes de Neymar sair de campo com uma lesão no joelho. De la Cruz marcou o segundo gol na etapa complementar.
Foi uma noite para a Seleção Brasileira esquecer em Montevidéu, toda empolgação que cercava a equipe devido a goleada sobre a Bolívia e vitória do Brasil sobre o Peru foi abruptamente interrompida pelas atuações abaixo da média contra Venezuela e Uruguai. Vários problemas afloraram na equipe, que teve dificuldades em se movimentar de maneira eficaz contra os adversários e criar oportunidades de gol, especialmente além das bolas paradas.
Diniz reiterou, durante sua permanência na seleção, que seu foco não era experimentar novos jogadores. Por isso, ele optou por manter a estrutura deixada por Tite, realizando apenas ajustes pontuais enquanto tentava reformular completamente a abordagem de jogo da equipe brasileira. Agora, resta saber se o treinador do Fluminense manterá essa abordagem ou se abrirá espaço para novos talentos antes de entregar o comando a Carlo Ancelotti.
Próximos jogos
A seleção brasileira se reunirá novamente em novembro para o que provavelmente serão os últimos jogos oficiais de Diniz à frente da equipe, visto que em 2024 estão previstos apenas amistosos para o primeiro semestre. No dia 16, em Barranquilla, o pentacampeão enfrentará a Colômbia. Em 21 de novembro, o Estádio do Maracanã será o cenário de um aguardado clássico contra a Argentina.
Uruguai 2 x 0 Brasil – 4ª rodada das Eliminatórias
Uruguai: Rochet; Nández (Bruno Méndez), Araújo, Cáceres e Mathías Olivera (Viña); Ugarte, Valverde e De La Cruz; Pellistri (Piquerez), Darwin Núñez e Maxi Araújo (Vecino). Treinador: Marcelo Bielsa
Brasil: Ederson; Yan Couto (David Neres), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Augusto (Guilherme Arana); Casemiro e Bruno Guimarães (Raphael Veiga); Neymar (Richarlison), Rodrygo, Vinícius Júnior (Matheus Cunha) e Gabriel Jesus. Treinador: Fernando Diniz
Gols: Darwin Núñez (41 min 1ºT), De La Cruz (32 min 2ºT) para o Uruguai.
Cartões amarelos: Araújo, Darwin Núñez, Nández (Uruguai); Rodrygo, Matheus Cunha, Casemiro, Gabriel Jesus (Brasil).
Data e horário: 17 de outubro de 2023 (terça-feira), às 21h (horário de Brasília).
Local: Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai).
Árbitro: Alexis Herrera (Venezuela).
Assistentes: Alberto Ponte e Antoní Garcia (ambos da Venezuela).
Árbitro de vídeo: Juan Soto (Venezuela).